terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha: Delirium

Delirium - Lauren Oliver


Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.

Faz muito tempo que queria ler esse livro, muito tempo mesmo, mas infelizmente ele foi um grande decepção para mim; achei a premissa legal, essa história de o amor ser tratado como uma doença, como uma epidemia; porém o tema não foi tratado desse forma, pensei que esse "amor contagioso" fosse um vírus, mas não é bem isso, nessa história ocorre um procedimento para a remoção de uma parte do cérebro quando os adolescentes completam 18 anos, impossibilitando eles de amar.

Achei a personagem principal ( Lena) muito fraca, ela não me convenceu; logo em uma das primeiras cenas ficamos conhecendo o mocinho da história (Alex), e foi nessa primeira cena que eu pensei que o livro poderia ser bom, mas depois desencaminhou, passamos a ver mais uma batalha interna dos personagens, que dura muito, perdendo mais o sentido coletivo que vislumbrei no começo do livro.Para não dizer que nenhum personagem me agradou, gostei muito da Hana a melhor amiga da Lena.

Enfim, para mim a leitura não valeu a pena, e me senti anormal por isso uma vez que 90% das críticas são positivas, não pretendo ler a continuação, Pandemonium (em inglês) e tem seu lançamento previsto para esse ano aqui no Brasil.

Vocês já leram o livro? o que acharam?

Nota: 2/5






capa do segundo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário